O Wayfarer, que ganhou os holofotes no rosto de Bob Dylan na década de 60, voltou a ser tendência anos atrás e reinava absoluto nas listas de aquisições mundo afora, mesmo depois de um leve flerte de designers e fashionistas com modelos de armações maiores e arredondadas e com os aviadores. Na onda de inovar e dar nova roupagem para clássicosóculos estilo gatinho. já vistos antes - dinâmica que move o mundo da moda -, estilistas parecem ter se rendido a uma nova paixão: os
Nas duas últimas temporadas de desfiles das semana de moda internacionais, Alexander Wang, Prada, Sonia Rykiel e outros tantos apresentaram suas versões século 21 deste clássico - seja com inspiração puramente vintage ou com ares bem modernos, no melhor estilo Lady Gaga.
Wang propôs modelos com efeito metalizado e lentes bem opacas, de armação ampla com base levemente quadrada e superfície bastante pontiaguda. A Prada aderiu a designs diferentes partindo do mesmo estilo: na coleção verão, os óculos um pouco mais arredondados ganharam uma roupagem jovem com armações translúcidas e cores fluorescentes, enquanto os desfilados na passarela inverno 2010 mesclavam referências das formas das armações vintage com um ar futurista do efeito envernizado e mistura de cores. Sonia Rykiel, por sua vez, se ocupou do lado glamuroso da estética cat eye e trouxe para a passarela versões superfemininas com pedras incrustadas na parte superior.
Este estilo de óculos ganhou este nome pela armação de desenho mais estreito e levemente pontiagudo na parte superior, que lembra a aparência dos olhos de um felino, e caiu nas graças das mulheres na década de 1950, tanto em versões com grau quanto sem. Marilyn Monroe e Audrey Hepburn foram alguns dos ícones da moda que aderiram ao visual, que marcou para sempre a imagem da excêntrica colecionadora de arte Peggy Guggenheim.
Para quem acha que não vai pegar, é bom ficar atento, porque uma lista considerável de it girls já aderiu a mais esta tendência em busca da tal elegância retrô. Diane Kruger, Jessica Alba e a ousada Lady Gaga são alguns nomes a serem lembrados. A top Dree Hemingway foi assistir ao desfile de Giles Deacon com um modelo enorme e pontiagudo, ao passo que Ashley Olsen, mais discreta, não perdeu tempo e trocou seu parceiro de todas as horas (sim, o Wayfarer) por uma versão de influência gatinho do modelo lançado pela própria Ray Ban.
Quem quiser aderir à tendência deve lembrar que, diferentemente dos Wayfares que em linhas gerais têm modelagem mais simples, os modelos gatinho exigem um pouco mais de atenção na hora da escolha por causa de sua forma mais angulosa - mesmo as versões mais suaves podem ser traiçoeiras quando o assunto é caimento.
Confira abaixo nossa seleção com modelos para agradar a todos os gostos e inspirar você nesta nova tendência.
1. O modelo Nikita, de Tom Ford, é feito de acetato e estará à venda em São Paulo na Daslu (ainda sem previsão de entrega)2. O Ella, da Louis Vuitton, custa RS$ 1.630, disponível nas lojas da marca em São Paulo, no Shopping Cidade Jardim e na Daslu
3. Modelo com glitter prateado de Luella. Custa 230 euros na Colette (o site da loja entrega no Brasil)
4. O Diorette, da Dior, tem haste em metal e custa R$ 1.270 (SAC Safilo: 0800-701-2097)
5. Modelo em acetato preto com detalhes em verde, de Alexander McQueen, custa R$ 1.000 (SAC Safilo: 0800-701-2097)
6. Óculos em estilo vintage com detalhes em dourado sai por U$ 17 no bleudame.com
7. O site da designer Linda Farrow também faz entregas no Brasil. O modelo cinza claro da foto tem couro de cobra e custa 464 euros
8. Versão inspirada em Lady Gaga tem preço super em conta (U$ 15) no bleudame.com
0 comentários:
Postar um comentário