São João


Gente estar no mês do São João mas como tudo o São João tem seu lado ruim como o fogos de artifícios por exemplo Uma bombinha que explode na mão de uma criança pode mutilá-la; próximo aos olhos, pode cegá-la. Evite também os balões, que podem causar acidentes e grandes danos a outras pessoas. Mas não podemos esquecer do lado bom com as festas, quadrilha e as variadas comidas(delícia). Bem coloquaremos aqui algumas receitas e dança além da história do São João.
Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Receitas

Amendoim doce
500g de amendoim cru
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Junte todos os ingredientes em uma panela, em fogo médio, e vá mexendo até secar. Deseje o amendoim em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos, para que fique crocante. Espere esfriar e sirva!

Canjica
½ kg de milho de canjicaCanela (em pedaços e em pó) a gosto
Cravo a gosto
1 colher (café) de sal
1 litro de leite fervido
1 pacote de coco ralado
Açúcar a gosto

Deixe o milho da canjica de molho um dia antes. No dia seguinte, leve ao fogo na mesma água em que ficou de molho. Junte o cravo, a canela e o sal. Quando a canjica estiver cozida, junte o leite fervido, o coco ralado e o açúcar. Deixe mais um pouco no fogo, mexendo sempre, até o caldo ficar grosso. Despeje em pequenos potes descartáveis, polvilhe a canela em pó e sirva quente.

Festa de São João

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.

Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.


Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.






0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Terminal Sete